Corretoras de Seguros atuam somente na comercialização de apólices de seguro. A gestora de seguros faz a administração do seguro. Entenda as principais diferenças.

Corretoras de Seguro são empresas que atuam na intermediação entre o segurado e a seguradora, sempre focadas na comercialização do seguro e no resgate da apólice, quando necessário. 

Trata-se de uma prestação de serviço já consolidada no mercado brasileiro. Estima-se que existam, atualmente, mais de 130.000 corretoras de seguros no Brasil atuando tanto como pessoas físicas quanto jurídicas. 

A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é o órgão que realiza o controle e a fiscalização dos mercados de seguro e é importante que uma corretora de seguros seja associada à ela. 

Qual é a diferença entre gestão de seguros e corretagem de seguros?

Na verdade, o serviço de corretora de seguros (que realiza a comercialização e a intermediação de apólices) está inserido na ideia de gestão de seguros. Porém, este conceito de gestão é mais amplo e nem todas as corretoras de seguros realizam gestão de seguros.

Isso porque a gestão de seguros engloba outros serviços além da comercialização de apólices. Entre eles está a administração do seguro, que envolve o acompanhamento e o entendimento do negócio que contratou o seguro para realizar uma aquisição de apólice mais adequada ao perfil e às necessidades deste negócio.

Uma gestora de seguros realiza um estudo minucioso da empresa que a contrata, tem foco no relacionamento mais próximo com o seu cliente, busca compreender os riscos os quais o negócio está sujeito e atua diretamente na sua mitigação.

Observando esta última demanda, destaca-se o trabalho de gerenciamento de riscos, outro serviço prestado por uma gestora de seguros e não por uma corretora de seguros. 

No gerenciamento de riscos, a gestora de seguros realiza um mapeamento dos riscos potenciais aos quais um negócio está sujeito e busca, em conjunto com o cliente, mitigá-los. 

Os benefícios desse trabalho são vários, entre os principais estão a melhor negociação de seguros com as seguradoras e a prevenção de acidentes. 

Como uma gestora de seguros está estruturada?

Para realizar gestão de seguros, uma empresa precisa oferecer três serviços:

Assim, uma empresa que oferece gestão de seguros para seus clientes está estruturada em um tripé de serviços, se relacionando com seu cliente segurado de maneira mais ampla, orientado muito mais ao negócio e suas características do que à simples comercialização do seguro sem o prévio entendimento dos riscos envolvidos neste negócio.

Por que a Lavini não é somente uma corretora de seguros?

A Lavini atua no mercado de seguros há mais de 20 anos. Mas, na verdade, não se considera uma corretora de seguros. 

Isso porque instituiu, no mercado de seguros, o conceito de gestão de seguros sustentado por três pilares na prestação do seu serviço: administração de seguros, corretagem de seguros e gerenciamento de riscos. 

Atualmente, nenhuma outra empresa do segmento realiza esta entrega completa para os seus segurados. Desta maneira, a Lavini se considera pioneira na oferta de gestão de seguros, deixando de ser percebida como uma corretora de seguros tradicional no mercado.

Se interessou pela Gestão de Seguros? Acesse o site da Lavini em lavinigestaodeseguros.com.br ou então entenda mais sobre o que é gestão de seguros neste episódio do Lavini PodCast que aborda a diferença entre corretora de seguros e gestão de seguros: 

Tire suas principais dúvidas com o nossos especialistas. Nossa equipe responderá o mais breve possível.